sábado, 1 de outubro de 2016

Projeto: O Zé além do Caixão — Cineclube e sorteio no mês do Halloween


            Você! Você! Todos vocês! Escutem bem o que vamos lhe dizer, pois quem ignorar o chamado passará o resto da eternidade no inferno sentindo os vermes comerem sua carne putrefata.
Nós do Café com Tripas, em parceria com o blog da Anna Costa e a Darkside books, vamos lançar uma maldição tenebrosa sobre vocês nesse mês de outubro. Para comemorarmos o mês do Halloween, lançaremos um projeto subversivo que usa da festa alheia para enaltecer nossa própria cultura (tipo o dia do saci) e queremos todos vocês presentes. Vamos deixar de lado Drácula, Frankenstein, Jason, Freddy e companhia, e vamos utilizar do mês do horror para celebrar a obra do diretor mais importante do cinema tupiniquim: o senhor José Mojica Marins.




 De que se trata?

Apesar de todos saberem hoje quem é esse tal Zé do Caixão, sua obra continua merecendo maior atenção do público, já que muitos nunca tiveram contato com ela ou ainda guardam preconceitos a seu respeito sem sequer a conhecer.
Por isso,de maneira a divulgar sua obra e a homenageá-lo, dedicaremos o mês de outubro para O Zé além do Caixão, abordando a cada semana um filme seu, e ainda fechando tudo com um sorteio de um kit contendo uma bag, a lindíssima biografia do Mojica e a cobiçada revista Dark.
E para deixar tudo mais fácil e vocês não terem desculpas para fugir das longas unhas do Zé, nós preparamos o projeto facilitando o acesso os filmes: todos as obras virão com link para assistir pelo YouTube (então não vale usar a desculpinha de que: “ai, não encontrei pra baixar”), além disso, escolhemos aquelas obras com roteiros mais diretos e sem muito experimentalismos que não vão chocar (tanto) vocês.

Para discutir as obras assistidas, utilize a #ozealemdocaixao, comente nos dois blogs, ou entre no grupo #MEDO - Movie in Every Day October para assistir esses e outros filmes e conhecer mais seres das trevas.

Quais são os filmes?

            Os filmes foram separados por semana para facilitar a discussão. Cada semana discutiremos um filme e, como vocês verão pela lista, demos prioridade para aqueles menos conhecidos, pois queremos acabar de vez com aquele estigma besta de que José Mojica é apenas Zé do Caixão e nada mais. Então já vai se programando e separa um tempinho da sua folga para assistir e conversar com a gente.

O estranho mundo de Zé do Caixão
(02/10 – 08/10)

            Apesar do nome, o Zé do Caixão não aparece nesse filme. A película é composta por três curtas-metragens com temáticas e estilos diferentes entre si, mas capazes de apresentar a versatilidade e a criatividade da obra do diretor. Os curtas são: O fabricante de bonecas, em que ladrões invadem a casa de um senhor que confecciona bonecas achando que encontrarão dinheiro, mas acabam encontrando outra coisa; Tara, em que um pobre vendedor de balões se vê obcecado por uma bela garota, seguindo-a pelas ruas; e Ideologia, em que o professor Odez convida um rival à sua casa para provar que o instinto prevalece sobre a razão.


Inferno carnal
(09/10 – 15/10)

            George Medeiros é um importante cientista que sofre uma tentativa de assassinato de sua própria esposa e de seu melhor amigo. Mesmo ficando meses no hospital, George sobrevive e retorna para casa, impedindo que o casal coloque as mãos em sua herança. O que eles não esperam é que o cientista tem outros planos.


Exorcismo negro
(16/10 – 22/10)

            O diretor José Mojica Marins vai para a casa de campo de um amigo passar as festas de fim de ano, querendo descansar e adiantar seu próximo roteiro. O que ele não esperava é que diversos fenômenos estranhos começassem a ocorrer ao seu redor.


A meia noite levarei a sua alma/Esta noite encarnarei no seu cadáver/Encarnação do demônio
(23/10 – 29/10)

            O coveiro Josefel Zanatas, mais conhecido como Zé do Caixão, está em busca da mulher que irá conceber o filho perfeito, para que ele possa dar continuidade a seu sangue. Sabendo que sua mulher é infértil, ele passa a considerar que a namorada do melhor amigo é a mulher ideal para seu plano.
            A última semana é a única que haverá mais de um filme por abordar uma trilogia. Deixamos o mais pesado para o final justamente para que seja possível ir adiantando esses três filmes durante o mês. Mas caso vocês não consigam ver todos, não tem problema, vejam o primeiro da trilogia e já terão uma boa idéia do que tornou Mojica tão célebre.

A meia noite levarei a sua alma


Esta noite encarnarei no seu cadáver


Encarnação do demônio


Sorteio


            Para participar do sorteio é simples, basta confirmar sua inscrição no Rafflecopter (aqui em baixo), acender as velinhas pretas e orar para que o Zé do Caixão rogue uma praga em todos os outros participantes. Caso a magia negra e as orações não sejam o seu forte, há outros meios (legais) de você aumentar sua chance de ganhar. O próprio app do raffle permite que você consiga maior participação no sorteio ao compartilhar o projeto nas redes sociais.

            Será escolhido um único ganhador no dia 31/10. Ele deve cumprir os critérios do sorteio integralmente (curtir as 3 páginas pelo app do raffle) para ter direito ao kit. Seu nome será divulgado nos blogs em questão. O vencedor terá até meia noite do dia 01/11/2016 para informar o endereço para envio do kit. Caso não haja manifestação, será sorteado outro vencedor.


a Rafflecopter giveaway
Enfim, maldição dada é maldição cumprida, então separe a capa, a cartola, as unhas postiças e vamos tacar o terror nesse mês de outubro.

Sorteio 2

Tem o sorteio de um segundo exemplar lá na pagina do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário